Se você deseja saber como criar canal no YouTube da melhor forma possível e com mais segurança, chegou ao lugar certo!
Neste guia passo a passo, vou te mostrar como configurar o seu canal do YouTube de maneira eficiente, otimizando as informações para o algoritmo da plataforma e de uma forma que a segurança do seu canal seja prioridade.
Índice do artigo
Se vai criar canal pelo celular
Antes de começar, se estiver usando um celular, é necessário mudar a visualização de conteúdo para ficar como se estivesse num computador:
Entre nas configurações do seu navegador e ativar a opção “versão para desktop”. Assim, você conseguirá seguir exatamente o passo a passo mostrado neste artigo.
Passo 1: Criando sua Conta no YouTube
O primeiro passo para criar seu canal é ter uma conta de e-mail específica para ele. Nada de usar seu e-mail pessoal do dia a dia, ok? Tanto por questões de segurança, quanto de negócios, você deve ter um e-mail somente para gerenciar seu canal.
1.1 Acesse o YouTube e clique no botão de login no canto superior direito.
1.2 Selecione “Criar conta” e preencha as informações necessárias.
1.3 Crie um novo e-mail dedicado ao seu canal para manter as coisas separadas. Nossa recomendação é usar a opção “para trabalho ou empresa”. Insira as informações solicitadas.
1.4 Na hora de escolher uma senha, evite dados relacionados a seu dia a dia. Defina uma senha forte para garantir a segurança da sua conta. Nossa recomendação é você misturar letras, números e caracteres especiais.
1.5 Após colocar mais algumas informações, você chegará na tela com a “Privacidade e Termos”. Confirme as opções no final do texto e clique em “Criar conta”.
Passo 2: Criando o Canal
Agora que você já tem uma conta de e-mail criada específicamente para seu canal novo, vamos iniciar a criação dele e fazer toda configuração inicial necessária.
2.1 Estando logado na conta que você criou, em qualquer página do YouTube, clique na sua foto de perfil no topo direito e depois em “Crie um canal”.
2.2 Na janela que abrir, você deverá escolher uma foto de perfil, um nome para o canal e um identificador (tudo pode ser alterado depois).
- O nome do seu canal aparece ao lado da foto de perfil e pode ser verificado futuramente para garantir que o canal é o original (pois muitas pessoas copiam nomes de canais).
- Já o identificador, que é algo novo dentro do YouTube, é como seu usuário em outras redes sociais. Ele começa com um @ e não existem repetidos. Cada canal tem o seu identificador próprio.
2.3 Finalizando essa etapa, clique em “Criar canal”.
Passo 3: Configurações Iniciais do Canal
Vamos agora ajustar algumas configurações importantes. Para isso, vamos utilizar o YouTube Studio, o painel administrativo do seu canal.
3.1 Em qualquer página do YouTube, clique na sua foto de perfil no topo direito e depois em “YouTube Studio”.
3.2 Do lado esquerdo inferior, clique em “Configurações”.
3.3 Na aba “geral”, a moeda que você escolher aqui só muda a visualização dos relatórios e não o quanto você ganhará com seu canal quando for monetizado. A gente deixa USD por padrão.
3.4 Na aba “canal”, dentro de “Informações básicas” você deve colocar o seu país de residência e escrever algumas palavras relacionadas ao conteúdo que você pretende trazer no seu canal dentro do campo “palavras-chave”.
- Por exemplo, digamos que você vai falar sobre o Corinthians no seu canal. Nessas palavras-chave você pode colocar: “corinthians”, “maior clube do brasil”, “campeão mundial 2020”, “campeão mundial 2012″…
3.4.2 Em “Configurações avançadas”, você precisa definir se seu canal possui conteúdo para crianças. Escolha entre as três opções a que mais se adequa ao seu caso.
3.4.3 Em “Qualificação para recursos”, existem três níveis para você ativar. O primeiro, chamado de “Recursos padrão”, já fica ativo só de fazer o passo a passo deste guia.
3.4.4 Para ativar os “Recursos intermediários”, você precisa clicar no botão “Verificar número de telefone”.
3.4.5 Escolha se quer receber uma mensagem de texto ou ligação, coloque seu número de telefone e insira na tela seguinte o código que a Google te fornecer.
3.4.6 Para ativar o último nível você precisa clicar em “Acessar recursos” e escolher uma das três possibilidades disponibilizadas. Escolha a que mais te agrada e siga o processo até o final.
3.5 Em “Padrões de envio”, altere a visibilidade para “Não listado”. Isso significa que toda vez que você subir um vídeo para o canal, ele não ficará público ao terminar o carregamento. Isso te dá tempo para fazer alterações no título, capa, descrição, entre outras coisas antes de publicar o conteúdo.
Passo 04: Personalizar e profissionalizar
Essa etapa é uma das que eu mais gosto, pois aqui a gente consegue realmente dar uma “cara” para o canal.
4.1 Dentro do “YouTube Studio”, clique em “Personalizar” no menu lateral.
4.2 Na página que abrir, existirão três opções no topo. Como é um canal recém criado, não vamos alterar nada em “Layout”. Clique em “Branding”.
4.3 Aqui existem três recursos que podem ser alterados a qualquer momento: Foto, Banner e Marca D’Agua. Basta clicar em “enviar” em cada um para subir imagens que darão a “cara” do seu canal.
4.3.2 Quando for subir uma imagem para o banner do canal, você terá que se atentar as informações que ficarão visíveis em cada dispositivo: TV, computador e smartphone.
- Para te ajudar com isso, esse vídeo explica como criar essa arte do banner de uma forma que fique perfeita em todos dispositivos. Veja clicando aqui.
4.3.3 No caso da Marca D’Agua, você pode usar essa da imagem abaixo fazendo o download aqui. Depois de subir a imagem, deixe marcado a opção “Todo o vídeo”.
4.4 Na aba “Informações básicas”, temos algumas opções importantes. Você consegue alterar o nome do canal e o identificador (lembra que definimos isso quando criamos o canal?). Também há um campo de “descrição”, e esse texto será mostrado logo abaixo do nome do canal. Coloque um texto sobre seu canal e use aquelas palavras-chave no meio do texto.
4.4.2 Um pouco abaixo é possível colocar links que aparecerão junto do texto de “Descrição”.
4.4.3 O último campo é “Dados de contato” e serve para disponibilizar um e-mail para que qualquer pessoas possa entrar em contato com você. A pegadinha é que o e-mail que você colocar ali fica exposto e sujeito a ataques de pessoas mal intencionadas que agora saberão da existencia dele. Por isso, nossa recomendação é criar e utilizar um e-mail EXCLUSIVAMENTE para isso.
Para salvar todas as alterações, use o botão “Publicar” que fica no topo direito dessa página.
Tudo pronto, e agora?
Agora que seu canal está criado e configurado corretamente, você pode começar a produzir e publicar conteúdos nele! Mas qual frequencia ideal de postagem para crescer no YouTube?
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